sábado, 13 de fevereiro de 2010

Terminologia das Ilhas Britânicas - Parte III

Terminologia em detalhes 
  • Grã-Bretanha (Britain) é um termo político e geográfico, que pode referir-se ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, ou às vezes a ilha da Grã-Bretanha.
  • Grã-Bretanha (Great Britain) é a maior ilha da Europa e é composta pela união política dos três países, sendo estes: 
    • Inglaterra e País de Gales (England and Wales) é um termo político e administrativo referente aos dois países de origem (Home Countries): Inglaterra e País de Gales, que compartilham o mesmo sistema jurídico. Entre 1746 e 1967 o termo "Inglaterra" legalmente incluia também o País de Gales.
        • Inglaterra (England - ver também o histórico Reino da Inglaterra) 
        • País de Gales (Wales - ver também o histórico Principado de Gales)
      • Escócia (Scotland - ver também o Reino da Escócia)
      • O histórico Reino da Grã-Bretanha (Kingdom of Great Britain) é a Grã-Bretanha durante o período de 1707-1801
      • Britannia é a Província Romana da Grã-Bretanha (Britain), ou uma referência poética à antiga Grã-Bretanha, ou uma personificação da Grã-Bretanha
      • O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland), geralmente abreviado para Reino Unido (abreviação: UK - United Kingdom), é a Grã-Bretanha mais Irlanda do Norte desde 1927. A divisão da Irlanda ocorreu em 1922, mas a consequente alteração no título oficial do Reino Unido foi feito somente por lei do Parlamento, cinco anos depois. O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é freqüentemente abreviado para a Reino Unido, mesmo em sites oficiais.
        • O histórico Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda (United Kingdom of Great Britain and Ireland) consistiu na Grã-Bretanha juntamente com a Irlanda, durante o período de 1801-1922, embora a mudança de nome após a separação / independência da maior parte da Irlanda só ocorreu em 1927.
        • Embora "Reino Unido" (United Kingdom) seja normalmente abreviado como "UK", a ISO 3166 oficializou para o país o código de duas letras "GB" e o código de três letras "GBR".  

        • Irlanda (em irlandês, Éire) refere-se, geograficamente, a ilha da Irlanda, ou a qualquer uma das seguintes situações:
           Historicamente:
            • O Reino da Irlanda (Kingdom of Ireland) foi a Irlanda durante o período de 1541-1801. O Rei da Irlanda permaneceu chefe de Estado no Estado Livre da Irlanda/ Éire até o Ato da República da Irlanda (Ireland Act) de 1948 que aboliu essa condição.
            • A República da Irlanda (Irish Republic), instituída pela Declaração de Independência da Irlanda, abrangia toda a ilha, durante o período de 1919-1922 - embora o seu governo não abrangia de fato toda a ilha. Durante este período, de acordo com a lei britânica, a Irlanda permaneceu parte do Reino Unido, apesar da sua independência ter sido reconhecida pela Rússia. 
            • A Irlanda do Sul (Southern Ireland) foi uma proposta de governo independente (Home Rule) no âmbito do Governo da Irlanda de 1920. Ele nunca entrou em existência prática, sendo substituído pelo:   
            • Estado Livre Irlandês (Irish Free State), composto pela a Irlanda com exceção da Irlanda do Norte, durante o período de 1922-1937
                    • Os termos República da Irlanda (Irish Republic), Irlanda do Sul (Southern Ireland), Estado Livre da Irlanda (Irish Free State) e Éire (presentes em textos de língua inglesa) foram usados como sinônimo de (República da) Irlanda, embora a sua utilização seja inadequada e potencialmente ofensiva atualmente.
                    No presente: 
                      • Irlanda (em irlandês, Éire) é a entidade política que consiste na ilha da Irlanda, exceto Irlanda do Norte, de 1937 até a época presente. Este é o nome do estado de acordo com a Constituição irlandesa. 
                      • A República da Irlanda (Republic of Ireland) uma "descrição" legal da Irlanda com exceção da Irlanda Irlanda do Norte, de 1949 até a época presente. Este termo é usado quando se exige diplomacia ou desambuiguação. É também o nome utilizado pela equipe internacional de Futebol (International Association Football team)
                      • Irlanda do Norte (Northern Ireland), de 1922 até o presente. Esta é a parte norte da linha de partição da ilha da Irlanda, de 1922, e que ainda faz parte do Reino Unido. É por vezes referida como "o Norte da Irlanda", "os seis condados" ou (em uso extremista) "os seis condados ocupados", especialmente por nacionalistas irlandeses.
                      • Ulster, o nome de uma das quatro províncias tradicionais da Irlanda. A área contém os nove municípios mais ao norte, seis dos quais compõem a Irlanda do Norte, e três dos quais são parte da República da Irlanda. Também é um termo frequentemente usado para se referir a Irlanda do Norte menor. A província de Ulster, embora não tenha sido uma entidade política desde os antigos Reinos provincianos Gaelicos, permanece associada a uma "área geográfica" e é utilizada em contextos desportivos e culturais.
                      Nos esportes:
                        • Nos Jogos Gaelicos (Gaelic Games), nenhuma distinção é reconhecida entre os condados da República e os da Irlanda do Norte. Equipes dos condados jogam em seus respectivos campeonatos regionais (onde os seis condados do Ulster na Irlanda do Norte, e os três no interior da República jogam no campeonato do Ulster) e os vencedores jogam no campeonato da Irlanda (All-Ireland championship). Mesmo na Irlanda do Norte a bandeira da República da Irlanda é hasteada em todos os jogos. Em jogos maiores, onde o hino é tocado, é sempre o hino nacional da República.
                          • Na Associação de Futebol, as equipes correspondem às entidades políticas: Irlanda do Norte e a República da Irlanda. De acordo com as regras da UEFA e da FIFA, cada um desses países tem a sua própria liga de futebol: o campeonato irlandês e a Liga da Irlanda, respectivamente.  
                          • No rugby, liga de rugby, hóquei de campo (hockey sobre a grama), cricket, boxe, golfe, atletismo e outros, a equipe da Irlanda é extraída de toda a ilha (ou seja, tanto da República quanto da Irlanda do Norte). Muitas organizações desportivas estão subdivididas por linhas provinciais, por exemplo a Associação Atlética Gaélica (Gaelic Athletic Association), golfe.
                                • O arquipélago das ilhas britânicas (British Isles) é um termo utilizado para designar a ilha da Grã-Bretanha mais a ilha da Irlanda e as muitas pequenas ilhas vizinhas, incluindo a Ilha de Man e, em alguns contextos, as Ilhas do Canal (Guernsey e Jersey).
                                • Arquipélago das Ilhas Anglo-Celticas (Anglo-Celtic Isles) é um termo alternativo (em uso limitado) para a região geográfica que compreende a Grã-Bretanha e a Irlanda, mais comumente referido como o arquipélago das ilhas britânicas (British Isles). Ilhas Anglo-Celticas (Anglo-Celtic Islands) é uma drivação desse termo. É projetada como uma expressão geográfica livre de qualquer implicação política e usa o agrupamento macro-cultural de termos Anglo-Celtas, referindo-se aos grupos de povos a partir dos quais a maioria da população da ilha são descendentes - os Anglo-Saxões e os Celtas (pode também ser inclusivo dos anglo-normandos).
                                • Ilhas do Atlântico Norte (Islands of the North Atlantic) é um outro termo sugerido para o arquipélago das ilhas britânicas (British Isles), sem a mesma conotação política. Contudo, a sua convolução e inviabilidade é devido a inclusão de ilhas do Atlântico Norte como a Islândia, o que tornou inviável o uso comum do termo. Foi usado como parte do nível Strand 3 das negociações para o Acordo de Belfast. (Sua sigla, IONA, é também o nome da pequena, mas historicamente importante, Ilha de Iona, ao largo da costa da Escócia).
                                • Ilhas Britânicas ( British Islands - um termo legal, embora não seja de uso comum) representa o território do Reino Unido, da Ilha de Man e das Ilhas do Canal.
                                • Bretanha (Brittany), por sua vez uma corruptela de "Britain" (Grã-Bretanha) e, por vezes, conhecido como ''Little Britain'', é um ducado histórico localizado no oeste da França, agora uma região francês. Para o seu sentido administrativo moderno pesquise pelo termo francês "Bretagne"  

                                    Um diagrama de Euler esclarecendo a terminologia

                                    Nenhum comentário:

                                    Postar um comentário