quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

História das Ilhas Britânicas - Introdução


A história das ilhas britânicas tem testemunhado períodos intermitentes de competição e cooperação entre as pessoas que ocupam as várias partes da Grã-Bretanha, Irlanda e as pequenas ilhas adjacentes, assim como com a França, Alemanha, os Países Baixos, Dinamarca, Escandinávia, etc.

Hoje as ilhas bitânicas contêm dois Estados soberanos: a República da Irlanda e o Reino Unido. Há também três dependências da Coroa (Crown dependencies): Guernsey, Jersey e a Ilha de Man. O Reino unido ainda pode ser dividido em quatro Nações constituintes (Nações de Origem ou Home Nations): Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales. Cada uma dessas nações tem a sua própria história como Estados independentes. Contudo, a históia da formação do Reino Unido é muito complexa.

Os Monarcas Britânicos exerceram o papel de chefes de Estado de todos os países das ilhas britânicas, desde a União das Coroas, em 1603, até a promulgaçao do Ato da República da Irlanda (Ireland Act), em 1949, embora o termo "Ilhas Britânicas" (British Isles) não tenha sido usado em 1603. Além disso, desde a independência da Irlanda, os historiadores da região tendem a evitar o termo "Ilhas Britânicas" em muitas ocasiões, em virtude da complexidade das relações existentes entre os povos do arquipélago.

Tapeçaria de Bayeux representando eventos alusivos à Conquista Normanda da Inglaterra, um marco na história das ilhas britânicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário